Jogos de poder, inteligência política e fraquezas na carreira de um gestor

A proposta deste artigo é discorrer sobre os jogos de poder e o uso da inteligência política na empresa, expondo as fraquezas comuns que podem atrapalhar a carreira de um gestor e dicas como superá-las.

Como lidar com jogos de poder e a inteligência política (IP) na empresa

Uma das competências necessárias quando você chega a um posto de gestor é aprender a lidar com jogos de poder – que sempre existiram e continuarão existindo, dentro de qualquer tipo de empresa.

Sendo que esses jogos, tem a ver com inteligência política no ambiente de trabalho, envolvendo o uso de autoridade, influência e controle sobre recursos, pessoas e situações.

A Inteligência Política (IP) é uma ferramenta importante para ajudar os profissionais a navegarem nos ambientes de trabalho complexos.

Ela fornece informações sobre as normas culturais, as práticas de gestão, as relações interpessoais e outros fatores que afetam a produtividade e a eficácia das equipes.

A IP pode ajudar os profissionais a obterem melhores resultados, gerar maior satisfação dos clientes, reduzir o tempo necessário para alcançar o resultado desejado e aumentar a produtividade de toda a empresa.

É importante que os gestores reconheçam suas próprias tendências de jogo de poder e aprendam a lidar com elas no seu cotidiano, para poderem crescer profissionalmente, inclusive.

A Inteligência Política, também, pode ajudar os profissionais a obterem promoções e a se destacarem no ambiente de trabalho.

Fraquezas mais comuns que afetam a carreira de um gestor

Algumas fraquezas gerenciais comuns incluem: incapacidade de delegar tarefas, falta de comunicação eficaz, falta de liderança, incapacidade de motivar os funcionários e falta de habilidades de tomada de decisão.

Para construir uma carreira de gestor bem-sucedida, é importante se autoconhecer, ou seja, ter consciência das próprias fraquezas, gerenciá-las, potencializar os pontos diferenciados, além de compreender e conhecer as tendências do seu mercado, para poder se adaptar a mudanças e tomar decisões fundamentadas.

As principais habilidades necessárias para uma gestão eficaz

Habilidades de gerenciamento eficazes incluem resolução de problemas, comunicação, negociação e tomada de decisão.

O gerenciamento eficaz de tempo e a delegação, também, são aptidões importantes para qualquer gestor.

A delegação eficaz ajuda a estabelecer metas mais ambiciosas, completar tarefas mais rapidamente e aumentar a produtividade dos funcionários.
 

Algumas das estratégias de delegação mais eficazes para os gerentes incluem estabelecer definir prioridades, estabelecer metas reais e claras, comunicar de forma eficaz e delegar responsabilidades de forma equilibrada.

Para realizar tais ações, são necessárias as habilidades de ouvir, a capacidade de motivar e identificar (e aproveitar) os pontos fortes dos colaboradores.

Estratégias de motivação de colaboradores

Uma das estratégias mais importante é criar um ambiente de trabalho positivo e saudável, onde os colaboradores se sintam apreciados e valorizados.

Outra estratégia é oferecer incentivos, desde que a empresa permita, como recompensas ou prêmios, para aqueles que têm boas ideias ou alcançam metas.

Além disso, os gestores, também, devem incentivar a colaboração entre os colaboradores, organizar eventos de equipe e oferecer oportunidades para se desenvolverem profissionalmente.

Finalmente, os gestores devem mostrar reconhecimento e gratidão aos colaboradores pelo seu trabalho e esforço.

Abordagens proativas de resolução de problemas

Uma boa estratégia para resolver problemas é usar a metodologia de análise de problemas.

Esta metodologia envolve identificar o problema, examinar as causas profundas, avaliar as diferentes opções de solução, avaliar os riscos e escolher a melhor solução.

Além disso, para ser proativo na solução de problemas, é importante ter uma mentalidade aberta à mudança, ter uma boa compreensão do seu negócio (e do mercado) e conseguir pensar de forma criativa.

Finalmente, é importante monitorar os resultados para avaliar o sucesso (ou não) das ações.

Armadilhas de comunicação comuns que podem levar ao descarrilamento da carreira

Os erros de comunicação mais comuns cometidos por gestores incluem falar demais, falar de forma imprópria, falar muito rapidamente, usar linguagem técnica ou jargão, não ouvir o que o outro tem a dizer, falta de compreensão, às vezes, usar humor inadequado e falar com tom de voz autoritário.

Também é importante evitar interrupções, ser muito defensivo, usar controvérsias, fazer julgamentos e evitar o uso de palavras conflitantes.

Vale ressaltar que devemos ter em mente que o sucesso na comunicação não se trata apenas de falar, mas, também, de ouvir o que o outro tem a dizer e de se relacionar de forma colaborativa, estabelecendo a confiança e estando abertos ao diálogo

Os gestores devem buscar aprimoramento sempre nas suas habilidades de comunicação e liderança para melhorar a eficácia de sua gestão.

Gerenciando Estresse e Conflitos no Local de Trabalho

Para gerenciar o estresse, é importante que os gestores se concentrem na prevenção da saúde mental no seu ambiente de trabalho.

É importante estabelecer prioridades e estabelecer limites realistas para o trabalho.

Algumas estratégias para lidar com o estresse incluem a prática da meditação, exercícios regulares, manter um diário e fazer coisas divertidas.

A abertura à comunicação é uma das estratégias mais importantes para lidar com colaboradores difíceis.

É importante que os colaboradores se sintam confortáveis para partilhar suas preocupações e opiniões.

Pode ser útil identificar o que está causando o comportamento desafiador e trabalhar para solucionar a situação.

É imprescindível lembrar que todos os envolvidos precisam ser tratados com respeito.

Enfim, para lidar com colaboradores difíceis, é importante que os gestores estabeleçam e mantenham limites claros.

Por fim, é importante que os gestores sejam firmes, mas, também, amigáveis e consistentes.

Como os gestores podem melhorar sua autoconsciência e inteligência emocional?

Uma das formas para o gestor melhorar a sua autoconsciência e inteligência emocional é manter um “diário pessoal,” reconhecer e avaliar as suas emoções, praticar a escuta ativa e autorreflexão, procurar feedback de outros, mapear as emoções de outras pessoas e desenvolver as suas habilidades de comunicação.

A inteligência emocional é uma habilidade crucial que todos os gestores precisam desenvolver para obter o melhor desempenho.

Realizar programas de autoconhecimento, coaching executivo ou usar outras ferramentas disponíveis no mercado, podem ajudar os gestores a desenvolverem habilidades importantes para lidar com o estresse e lidar com o ambiente de trabalho.

Entre em contato com a Consultoria MRojas Talentos Humanos (www.mrojas.com.br) porque ela pode lhe ser útil na expansão de sua carreira.

Você, também, pode entrar em contato para conhecer mais sobre processos de Gestão de Pessoas da consultoria no: Facebook, Instagram, Linkedin e WhatsApp

Por outro lado, você realmente acredita que os gestores precisam estar conscientes de suas habilidades e vulnerabilidades para ter sucesso em sua carreira?

 

Eliana Ozores — Ma em Comunicação — ECA/USP

 

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