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Trabalho multigeracional em tempos de employee experience

Este artigo compartilha ideias sobre o desenvolvimento do desempenho de colaboradores de gerações diferentes no local de trabalho atrelado a dicas de employee experience.

Trabalho Multigeracional no futuro do trabalho

O trabalho multigeracional estabelece uma nova forma de pensar a gestão de pessoas, onde gestores buscam aperfeiçoar a produtividade do trabalho e a inovação.

Afinal, hoje é comum que existam nas empresas quatro a cinco gerações trabalhando lado a lado.

Como age essa força de trabalho multigeracional, de maneira geral?

Tradicionalistas: (Veteranos ou Geração Silenciosa) permanecem na mesma empresa durante toda a sua carreira, sendo que a maioria se encontra aposentada ou trabalha menos horas;

Baby Boomers: são “Workaholics”, que redefiniram as normas e valores tradicionais;

Geração X: são autônomos e descrentes, buscam equilíbrio entre vida profissional e pessoal;

Millennials: (Geração Y) querem novas experiências, trabalham melhor em equipe e exigem feedback constante;

Geração Z: digitalmente experientes e bem conectados.

Algumas dicas para gerenciar com sucesso esse time multigeracional:

. evite estereótipos, assim, evita ressentimentos e não prejudica a cultura organizacional;

. envolva-se ativamente, se engaje com a equipe, assim, você cria confiança e constrói vínculos, prestando atenção às suas necessidades individuais;

. feedback constante – flexibilidade e aceitação da mudança são componentes-chave nessa gestão;

. estabeleça e promova a comunicação interna – vá além do esforço calculado e use tecnologia, quando preciso.

Employee experience é uma via de mão dupla

Quando falamos em experiência do colaborador ou employee experience – abreviada com a sigla EX, analisamos toda a sua jornada na organização.

A jornada se desenvolve em quatro processos principais: recrutamento, onboarding de colaboradores (programa de integração), avaliação de desempenho e offboarding (coleta de feedback de colaboradores)

Para lidar com o processo da  jornada de colaboradores em uma equipe multigeracional, a primeira dica é entender qual o desafio de negócio que estamos resolvendo quando desenhamos a experiência do colaborador, para realizar ações assertivas.

A segunda dica é questionar se a tecnologia vai ajudar esse processo – é importante termos consciência sobre qual o benefício que ela trará para o processo.

A terceira dica é começar com pequenas ações – situações -piloto não são perda de tempo, porque ajudam a ajustar o tempo necessário para ampliar esse projeto para toda a empresa.

As organizações estão precisando de colaboradores com novas habilidades: mentalidade empreendedora, capacidade de resposta à mudança, vontade de inovar.

Para tanto, gestores e empregadores devem reformular sua abordagem de como se relacionam com seus colaboradores multigeracionais.

Colocar a experiência total do colaborador no centro do processo, produz uma abordagem muito diferente, além de aumentar as vantagens para engajar cada um no local de trabalho.

Quando os colaboradores multigeracionais estão engajados: são mais resilientes, têm maior autonomia, mantendo a empresa em alto nível de desempenho, mesmo durante tempos difíceis.

Portanto, atualmente, engajamento é uma vantagem competitiva, que diz algo sobre sua marca de emprego e sua cultura organizacional.

Tudo pode começar com um ambiente de trabalho envolvente onde as pessoas sentem que estão se desenvolvendo e fazem parte de uma cultura importante e significativa.

Aprendizado e desenvolvimento é o que mantém os colaboradores multigeracionais conectados hoje e confiantes em suas habilidades do dia-a-dia.

Gestores devem qualificar sua equipe multigeracional de forma eficaz, para conseguirem trabalhar bem juntos e se comunicar de forma eficaz.

Também, devem fornecer treinamento individual, treinamento ad hoc e webinars.

Um plano de desenvolvimento dos colaboradores multigeracionais é importante para garantir o desempenho e a produtividade da organização

Faça com que cada geração se sinta responsável em fazer o que for necessário para alcançar as metas e objetivos organizacionais.

Considere essas ideias e dicas úteis, incrementando o desenvolvimento de colaboradores multigeracionais.

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Eliana Ozores — Ma. em Comunicação — ECA/USP

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