Tendências de recrutamento estratégico no cotidiano de um consultor

A proposta deste artigo é expor o dia a dia de um consultor seguindo algumas das principais tendências de recrutamento estratégico visando um “novo” tempo.

Um dia na vida de um consultor de recrutamento estratégico

Os consultores de recrutamento estratégico no Brasil estão encarando uma grave carência de profissionais gabaritados e se engajando em guerras de talentos para descobrir e atrair candidatos.

Entretanto, apesar dos avanços tecnológicos, o processo de recrutamento é praticamente o mesmo.

Ou seja, as empresas ainda procuram candidatos, avaliam sua adaptação à função e os submetem a um processo de seleção.

Assim como, precisam compreender o que um candidato está buscando na perspectiva de carreira e combinar os desejos da pessoa física e jurídica, com base no ajuste do fit cultural.

O profissional que trabalha na área de recrutamento e seleção de uma consultoria tem que gostar de trabalhar com diferentes clientes.

Por outro lado, esse consultor irá atender organizações de qualquer porte, nacionalidade, cultura e valores, assim como, fazer parte de algo fundamental na vida de alguém.

Acima de tudo, ele precisa satisfazer ambas partes, empresa e candidato.

Cada consultor precisa aprimorar sempre suas competências de percepção, análise, imparcialidade e conseguir oferecer uma visão consultiva para o candidato e empregador.

Hoje existem várias especialidades que os consultores podem escolher trabalhar.

Existem aqueles que se dedicam totalmente a lidar com profissionais de tecnologia, outros são especialistas nos cargos operacionais, administrativos e técnicos, assim como, outros atuam ainda como headhunter

Esse cargo exige background, formação adequada, habilidade em tecnologia e principalmente aprimoramento de soft skills.

Habilidades, tais como, agilidade e proatividade, bom relacionamento, respeito a diversidade, habilidade na comunicação, foco, capacidade de entrega em prazo estipulado e a prática constante da empatia – são fundamentais.

Portanto, consultores são genuinamente motivados por pessoas– “Human to human”

Principais tendências de recrutamento para esse “novo” tempo

A ascensão do recrutamento proativo se faz muito presente, identificando, engajando e atraindo candidatos em potencial, se antecipando às necessidades de mercado.

O uso das redes sociais para encontrar, atrair e contratar candidatos transformou-se em ferramenta poderosa, porém, com a ascensão do metaverso necessita-se explorar cada vez mais vias alternativas.

Muitas empresas estão contratando colaboradores totalmente remotos e migrando para uma força exclusiva de trabalho virtual, o que possibilita a busca de um candidato de qualquer localidade.

Estamos entrando em um período em que empresas e consultores reconhecem cada vez mais a necessidade de soft skills, que estimulam produtividade, cooperação e comunicação.

Visando o desenvolvimento do profissional – adaptabilidade, flexibilidade no trabalho, diversidade e inclusão, identificação com o fit cultural, bem como, as habilidades sociais e atitudinais – devem ser sempre consideradas.

Lidando com a escassez de talentos, as empresas implementam  employer branding quando profissionais pesquisam a empresa, também — visto que hoje, o poder de escolha possui duas vias.

Devido à alta rotatividade, a retenção de talentos, se torna um   grande desafio, lembrando que tanto o processo de seleção, como o de demissão gera custo para empresa.

Os consultores estão reconhecendo a necessidade da flexibilidade das ferramentas de avaliação e investimento em tecnologia.

Busque contatar a consultoria MRojas Talentos Humanos e constate como os consultores possuem forte experiência no mercado, formação, background, visão consultiva sobre o negócio e atuam “Human to Human”.

 O conceito de trabalho da consultoria é muito simples e está baseado na tríade:  PARCERIA, ENTREGA E QUALIDADE

Eliana Ozores — Ma em Comunicação — ECA/USP