Categorias
Sem categoria

Impacto do design de trabalho e das atitudes no recrutamento de talentos

Qual a influência do design do trabalho nas atitudes dos colaboradores? Como aproveitar o fator atitude acima das mídias sociais no recrutamento? Vamos analisar o que atinge o desempenho organizacional nas contratações de talentos no momento atual.

O futuro projetado e o novo design de trabalho empresarial

A inquietação exibida pelas empresas, atualmente, relativo à atração, desenvolvimento, retenção e demissão de talentos necessita algumas revisões.

Um novo olhar nas políticas e práticas no campo da gestão de talentos, trará contribuições para um novo design de trabalho.

Quando recrutamos, selecionamos, treinamos colaboradores para o futuro do trabalho, esperamos que eles gostem do que e de onde trabalham e se sintam seguros para uma excelente atuação.

Design de trabalho tem a ver com o processo de pensar sobre o onde, o que, como, quando, todos os diferentes componentes de um trabalho influenciam colaboradores.

Afinal, os gestores necessitam refletir sobre como vão alocar e empregar colaboradores para conseguir conquistar suas metas, algumas vezes globais.

O que sua empresa precisa para ser competitiva no mercado?

Qual a vantagem competitiva que diferencia seu negócio no mercado e faz com que as pessoas venham até você?

Sua empresa resolve algum tipo de problema ou oferece algo que nenhuma outra organização fornece?

Essas questões, devem levar você a precisar ter pessoas em suas ocupações, com competências atitudinais especiais que seus concorrentes não têm e que realmente lhe diferenciam.

Portanto, o design de trabalho hoje se concentra na criação de empregos que melhor apoiem a organização e atenda às suas necessidades estratégicas.

Em vez de olhar apenas para a eficiência, a técnica e a experiência, deve-se atentar para as competências atitudinais.

Analise, também, os soft skills ou as habilidades particulares que envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais.

A maneira como as pessoas interagem, se relacionam, são habilidades mais subjetivas e difíceis de serem avaliadas, assim como, a capacidade de inovação e criatividade.

Tenha certeza que será essencial alocar estrategicamente os colaboradores, tanto no núcleo presencial, virtual ou híbrido – alinhados e aderentes à cultura, bem como, o propósito organizacional para obter sucesso.

Fazer uso disso tudo em 2022, será primordial para seu negócio.

Empresas contratam e demitem mais por fatores atitudinais do que por habilidade técnica

Atualmente, o colaborador competente, além de coordenar habilidades e conhecimento, também, tem que apresentar a atitude imprescindível requerida para o cargo que ocupará.

O relacionamento ruim com a equipe e com o superior, atrasos, faltas, falta de adequação à cultura da empresa são os motivos de desligamento no trabalho mais posicionados no momento atual e todos estão voltados para uma atitude inapropriada profissional.

Por outro lado, para um bom ajuste à cultura da sua empresa e uma contratação bem sucedida a longo prazo, analisar a atitude dos candidatos pode ser mais importante do que a universidade na qual se formaram.

Além disso, o que você deve procurar nas atitudes dos candidatos no recrutamento e seleção, além do encontrado no uso das mídias sociais?

Espírito colaborativo, mente aberta e uma abordagem flexível, com uma atitude proativa para assumir responsabilidade e resolver problemas – são cada vez mais importantes no design de trabalho atual.

Existem empresas, hoje em dia, que contratam baseadas apenas na atitude e, em seguida, treinam as habilidades que precisam nos colaboradores contratados.

Habilidades podem ser aperfeiçoadas, mas, a atitude de um colaborador provavelmente será bem mais complexa para mudar.

Entretanto, não há atitude correta: isso vai variar dependendo de cada empresa e espaço de trabalho, além do tipo de equipe que você quer constituir dentro do seu negócio.

Afinal, dentre as tendências do mercado no presente e no futuro, encontradas no ICRH – Índice de Confiança de Robert Half – os gestores devem perceber a contratação como item da estratégia empresarial.

Para determinar a atitude que você está procurando no recrutamento, considere a área de trabalho, as necessidades exclusivas da empresa e o cargo.

Quando feito corretamente, o design do trabalho traz eficiência em estruturas de tarefas, decisões de recrutamento/seleção e conclusão de metas.

Assim, o maior desafio no recrutamento e seleção de pessoas, atualmente, não é conhecer quais as habilidades necessárias, mas, quais as atitudes mais alinhadas ao contexto da organização!

A MRojas Talentos Humanos tem uma equipe preparada para atender gestores para esta e outras necessidades! Contate a consultoria sempre que precisar.

Eliana Ozores — Ma. em Comunicação — ECA/USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.